Reis19

Home

Curriculum e Trabalhos realizados | Cultura | Acerca de Mim | Cultural | URL e Hiperligacoes | Contact Me
URL e Hiperligacoes

Restaurante de Filosofia.Rapaz do Conhecimento
garcon.jpg
José Nogueira dos Reis

José Nogueira dos Reis - Informações profissionais Habilitações Académicas 2º Ano do Curso ComplementarPortuguês, exame ADOC (Faculdade de Letras no Porto )Formação ProfissionalCurso de Primeiros socorros Secretaria de Estado da Segurança Social e Prevenção no TrabalhoCurso de Jovem Empresário Agrícola Ministério da AgriculturaCurso de Aquisição de Competências Sócio Profissionais (POEFDS ) Sendo constituído por duas partes: Uma de Formação teórica com duração de 492horas, estando incluídas 120horas de informática, ministradas pelo Exmº Doutor António Mansilha; e a outra, de Formação Prática com duração de 168horas, correspondendo a um estágio, na entidade Junta de Freguesia Stª. Eugénia, que se está a prolongar desde Janeiro até à data. Exercendo as Funções de Toda a Parte Administrativa, Atendimento ao Público, ensaios, debates, levantamentos Sócio Culturais, Patrimoniais, Históricos, Estudos, Planos e Objectivos, requerimentos para todas e quaisquer Repartições(como por ex.: Pedidos de Licença de plantio, reconstituições, certidões de teor, apoio telefónico, contagem de tempo para ex-combatentes, subsídios agrícolas, declaração de transporte de produtos agrícolas, de residência, de posse, de condição económica, de vida, etc. etc.), buscas na Internet. Uma espécie de «Loja do cidadão», mas, com um só «funcionário polivalente», um verdadeiro gabinete de apoio ao munícipe.Formação EspecíficaLeitor CobradorTécnico Classificador de VinhasAnimação CulturalPromoção CulturalLevantamento de Prédios RústicosRecenseamento Geral AgrícolaCensosPrevidência Social, direitos, deveres, legislação e novos documentosImobiliáriaVindima, transporte, legislação e fiscalizaçãoFormação Autarca Autarcas, Autarquias, Municípios e MunícipesFormação Autarca Protecção CivilColóquios, Retiros e Fóruns2 de 1 semana cada 1 Seminário d..b..

 

Prédio Urbano Declaração de Consentimento de Venda Compra e Venda com Reserva de Propriedade Compra e Venda com Cláusula de Preferência Vendas a Prestações Compra e Venda e Locação Fianceira Contrato de Sociedade Constituição de Sociedade Anónima Constituição de Sociedade por Quotas Constituição de Sociedade em Nome Colectivo Constituição de Sociedade em Comandita Aumento de Capital Aumento de Capital e Entrada de Novos Sócios Aumento de Capital por Incorporação de Reserva e em Numerário Transformação de Sociedade por quotas em Anónima e Aumento de Capital Dissolução Cessão de Quotas Cessão de Quotas e Alteração ao Pacto de Sociedade Fundo de Pensões Agência Distribuição Consórcio Trespasse de Estabelecimento Comercial Cessão de Exploração Cessão de Créditos Empréstimo Arrendamento Urbano Contrato de Arrendamento Habitacional Arrendamento Habitacional de Duração Limitada Arrendamento Comercial Arrendamento Rural Subarrendamento Doação Doação por Conta da Legítima e com Reserva de Usufruto Doação por Força da Quota Disponível e com Condição Dispensa de Colação Permuta Usufruto Compra e Venda de Usufruto Renúncia ao Usufruto Servidão Constituição de Propriedade Horizontal Estatutos de Condomínio Prestação de Serviços Contrato de Prestação de Serviços Empreitada Contrato de Trabalho Contrato de Trabalho a Termo Certo Contrato de Trabalho a Termo Incerto Contrato de Trabalho Sem Termo Formação Profissional Contrato de Edição ou de Publicação Contrato de Fornecimento de Equipamento Informático e Assistência e Manutenção Técnica b

 

    

 
      
     
     
 


Comissão de Festas de Santa Eugénia - 2002

Torneio de Futebol de 5

Ficha de Inscrição

 

 Bolas

Categoria 

 


Nome Completo da Equipa

Apelido(s) que deseja usar

Nome do Director Desportivo

Data Nascimento / /

Morada

Código postal

Localidade

Telefone Telemóvel.
Email
Nome do Treinador

Morada

Código postal

Localidade

Telefone Fax
Correspondência a enviar para morada privada institucional
Nome do Capitão de Equipa
 Nome dos Atletas                     Número do B.de Identidade

      
                                               

          
     

  

  

  

  

  

  

  

 

 

Resultado do Jogo

 



 




Torneio Realizado pela Comissão de Festas de Santa Eugénia, do Ano 2002

Comentários ao Intervalo

Comentários no Final

Data / /
Assinatura


 
 

   

www.msss.com; nogueirareis.tripod.com/reis; nogueirareis.tripod.com/alijo; nogueirareis.tripod.com/santaeugenia

Crítica Central de filosofia e cultura
 Filosofia da Ciência Filosofia Leitura Música
Introdução Histórica à Filosofia da Ciência, John Losee
Uma Introdução Histórica à Filosofia da Ciência, de John Losee
Tradução de Carlos Lains
Terramar, 1997, 296 pp.
Comprar

Acompanhar a filosofia da ciência numa perspectiva primariamente histórica, e não temática, tem os seus atractivos. John Losee adoptou essa perspectiva na sua "Introdução Histórica à Filosofia da Ciência" e soube explorar esses atractivos. Com este livro podemos ver não só como os filósofos foram respondendo às propostas dos seus contemporâneos e antecessores, mas também como a filosofia da ciência evoluiu de acordo com os desenvolvimentos mais significativos na história da própria ciência. Este último aspecto é o mais interessante, pois faz-nos compreender como os problemas filosóficos resultaram de teorias científicas específicas e foram fecundamente discutidos no contexto que elas proporcionaram.

Losee começa por considerar o problema da natureza da filosofia da ciência. Esta, declara, não deve ser confundida com qualquer investigação sociológica sobre a comunidade científica, nem com a elaboração de visões do mundo altamente especulativas que pretendem basear-se em resultados científicos. A filosofia da ciência apresenta-se como uma "criteriologia de segunda ordem", pois ao fazer do conhecimento científico o seu objecto de estudo o filósofo tenta encontrar critérios de cientificidade marcadamente normativos. Procura saber, por exemplo, quais são as características que uma explicação científica "deve" ter ou que estrutura "deve" ter uma teoria científica. Obviamente, este tipo de estudo não pode ser bem sucedido sem um amplo conhecimento da história da ciência.

Nesta sua "Introdução Histórica", Losee percorre a filosofia da ciência com um poder de síntese admirável que nunca envolve qualquer sacrifício na clareza da exposição. Se o leitor desejar saber o que pensaram Aristóteles, Kant ou Popper sobre o conhecimento científico, poderá informar-se com brevidade e rigor sem recear a ausência de conhecimentos técnicos. Mas, para além de abranger os autores mais conhecidos, o livro de Losee tem o mérito de não menosprezar os episódios menos estudados da filosofia da ciência. Nesses episódios podemos encontrar grandes surpresas. Podemos verificar, por exemplo, que a filosofia da ciência medieval está longe de ser uma simples nota de rodapé a Aristóteles. O método da falsificação de Grosseteste, assim como a controvérsia sobre as verdades necessárias, contam-se entre as contribuições mais interessantes do pensamento medieval. A filosofia inglesa do século XIX, em que se destacam autores como Herschel ou Whewell, também é digna de mais atenção do que a habitual. Mesmo quando considera os filósofos mais conhecidos, como Descartes ou Kant, Losee consegue surpreender o leitor ao destacar aspectos do pensamento desses autores que geralmente são secundarizados.

É pena que a tradução portuguesa não faça inteira justiça à qualidade deste livro de Losee. Para além de revelar algumas incompreensões lógicas, contém demasiadas escolhas infelizes na tradução de termos importantes. É de mau gosto usar "teorético" em vez de "teórico" ou "causação" em vez de "causalidade". Os casos mais graves são aqueles em que o mesmo termo é traduzido de maneiras diferentes sem que haja qualquer razão para isso. O termo "explanation", por exemplo, não é traduzido por "explicação", mas umas vezes por "explanação" e outras por "interpretação", o que deixará o leitor atento compreensivelmente confuso. Para além disso, não se percebe o que terá levado a Terramar a publicar a 2.ª edição do livro, quando a 3.ª edição já existe desde 1993 e é francamente melhor. Ainda assim, a tradução é minimamente aceitável, e vale a pena mencionar que, ao contrário do que muitas vezes se verifica em Portugal, não se excluíram os índices de autores e assuntos.

Pedro Galvão
Crítica publicada no Público.


Crítica | Filosofia | Leitura | Música

www.msss.com; nogueirareis.tripod.com/reis; nogueirareis.tripod.com/alijo; nogueirareis.tripod.com/santaeugenia

http://www.jose727.tripod.com